Quando se trata de melhora na performance física, é comum vir em nossa mente diversas opções de suplementos, dietas e treinos. Mas há uma maneira que, além de garantir excelentes respostas para os treinos, você também usufrui de diversas outras funcionalidades para o organismo: estamos falando das melhores creatinas!
As creatinas são uma substância que pode tanto ser produzida pelo organismo a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina e metionina), como também ingerida através da alimentação e/ou suplementos e garantem benefícios como: aumentar a força e massa muscular, diminuir a aparição de fadiga, reduzir o estresse, melhorar os níveis dos triglicerídeos e colesterol ruim, etc.
Mas afinal, qual opção de creatina comprar? O que levar em consideração no momento da escolha? Separamos aqui a lista com as melhores creatinas de 2023, além de dicas sobre como escolher sua opção, para que você faça uma compra assertiva e possa usufruir das suas grandes vantagens! Confira a seguir.
Tabela de Conteúdos
- Melhores Creatinas de 2023
- 1º – Creatina Hardcore Reload – IntegralMedica
- 2º – Creatina Creapure Monohidratada Pura – Probiótica
- 3º – Creatine – Max Titanium
- 4º – Creatine 100% Pure – Adaptogen Science
- 5º – Platinum Creatine – Muscletech
- 6º – Creatine Darkness – Integralmédica
- 7º – Creatine Turbo – Black Skull
- 8º – Creatina de Limão e Gengibre – Muke
- Como escolher a melhor creatina?
- Perguntas Frequentes
- Qual é a melhor creatina?
- Conclusão
Melhores Creatinas de 2023
Separamos na lista abaixo as melhores creatinas de 2023. Veja abaixo quais são:
1
Melhor Escolha
1º – Creatina Hardcore Reload – IntegralMedica
A Creatina Hardcore Reload da IntegralMedica é um suplemento alimentar a base de aminoácidos que tem como objetivo garantir a reserva energética do organismo, especialmente para as células do músculo esquelético. Dessa forma, você garante uma melhor performance física e alcança resultados incríveis como o aumento da massa muscular.
Livre de glúten, carboidratos, proteínas e outros compostos, a creatina da IntegralMedica é 100% pura e uma excelente opção para quem está em busca de melhores creatinas para consumo diário.
Veja a informação nutricional da Creatina Hardcore Reload:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
2
Custo Benefício
2º – Creatina Creapure Monohidratada Pura – Probiótica
A Creatina Creapure Monohidratada Pura é uma excelente opção quando se trata de custo x benefício. Com fórmula livre de glúten, carboidratos, proteínas e outros compostos, a creatina da Probiótica possui diversos benefícios para quem quer melhorar a performance nos treinos sem gastar muito.
Veja a informação nutricional da Creatina Creapure Monohidratada Pura:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 0kcal
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
3
nao
3º – Creatine – Max Titanium
A creatina da Max Titanium é composta por três aminoácidos (arginina, glicina e metionina) e segue à risca a qualidade dos outros suplementos da marca, prometendo aos consumidores o máximo de performance nos treinos e diversos benefícios ao organismo.
Além disso, assim como as opções anteriores da lista, sua composição é livre de glúten, gorduras, carboidratos e proteínas, prevalecendo apenas a creatina 100% pura e concentrada.
Veja a informação nutricional da Creatina Max Titanium:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
4
nao
4º – Creatine 100% Pure – Adaptogen Science
Para quem busca mais disposição nos treinos a fim de garantir melhora da performance física a Creatine 100% Pure da Adaptogen Science pode ser a solução ideal! isso porque ela promete mais disposição aos atletas e resultados surpreendentes no que se trata do ganho de massa muscular.
Veja a informação nutricional da Creatine 100% Pure:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
5
nao
5º – Platinum Creatine – Muscletech
A Platinum Creatine da Muscletech possui em sua fórmula creatina micronizada, garantindo qualidade do suplemento e fazendo com que você possa treinar por muito mais tempo sem que os seus músculos fiquem fadigados.
Não há glúten em sua composição, entretanto, é bom que os alérgicos fiquem atentos: pode conter derivados de leite, soja, ovo, peixe e crustáceos.
Veja a informação nutricional da Platinum Creatine:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
6
nao
6º – Creatine Darkness – Integralmédica
Se você já é atleta e deseja realizar exercícios de maior intensidade, a Creatine Darkness da Integralmédica é a opção ideal para você. Isso porque a sua fórmula é voltada para quem deseja alcançar a hipertrofia e garantir a máxima definição.
Entretanto, se você é iniciante ou ainda não tiver hábito com suplementos alimentares, essa não é a sua melhor escolha.
Veja a informação nutricional da Creatine Darkness:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,1g
- Carboidratos: 0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
7
nao
7º – Creatine Turbo – Black Skull
A Creatine Turbo da Black Skull é composta a base de creatina monohidratada e maltodextrina, uma vez que se acredita que o carboidrato juntamente com a creatina intensifica a eficácia no efeito, aumentando a energia e garantindo o melhor desempenho, sendo mais uma opção para quem deseja intensificar os treinos
Veja a informação nutricional da Creatine Turbo:
- Valor energético: 12kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 3,0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
8
nao
8º – Creatina de Limão e Gengibre – Muke
A creatina da Muke é a opção ideal para quem procura sabor, preço justo e/ou um produto 100% vegano. A sugestão é que você ingira uma media diariamente para usufruir de seus benefícios que, além de ajudar nos treinos e na concentração, o produto também é diurético e pode contribuir para a redução do inchaço e perda de peso
Veja a informação nutricional da Creatina da Muke:
- Valor energético: 0kcal
- Creatina: 3,0g
- Carboidratos: 0g
- Proteínas: 0g
- Gorduras totais: 0g
- Fibra alimentar: 0g
- Sódio: 0mg
Como escolher a melhor creatina?
Agora que você viu quais foram as nossas escolhas de melhores creatinas de 2023, é hora de entender quais são os critérios que você deve avaliar na hora de escolher a sua:
Confira se você não é alérgico ou intolerante
Esse é um passo muito importante que precisa ser avaliado antes de realizar a compra. Isso porque existem pessoas que podem apresentar algum grau de alergia ou intolerância à creatina, causando sintomas como: inflamações cutâneas e dificuldade para respirar.
Caso você note a presença de algum sintoma, suspenda o seu uso imediatamente e vá até um pronto atendimento para que você possa ser avaliado.
E, se porventura você for intolerante ou alérgico a glúten, lactose, soja, frutos do mar e outros, não se esqueça de checar no rótulo do produto para certificar-se de que a fórmula é livre de alergênicos.
Verifique a pureza do suplemento
Com o processo de síntese de creatina, alguns subprodutos prejudiciais ao nosso organismo podem acabar sendo produzidos também.
Portanto, o ideal é que você por opções opte que tenham a quantidade mínima de DCD (dicianodiamida) e DHT (di-hidrotestosterona), elementos que com o tempo pode acabar se acumulando no organismo em quantidades tóxicas e prejudiciais à saúde.
Priorize um bom custo x benefício
Tão importante quanto avaliar os componentes da fórmula é avaliar o custo x benefício que as melhores creatininas podem te oferecer. Assim, você garantirá que vai adquirir aquela que mais irá te atender dentro das suas expectativas e objetivos.
Por exemplo: se você optar pelo consumo do suplemento diariamente por um longo período, a opção mais vantajosa para você é a creatina em embalagens maiores, como é o caso de 1kg em pó.
Agora se você deseja garantir a suplementação apenas para se preparar para um evento esportivo, por exemplo, o ideal é que você opte por embalagens menores, evitando assim o desperdício de produto.
Veja feedbacks de quem já comprou o produto
Por fim, não deixe de avaliar os feedbacks, notas e considerações das pessoas que já tiveram experiência com o produto previamente. Dessa forma você terá informações sobre o produto vindas de consumidores reais, aumentando a confiabilidade e assertividade no momento da compra.
Perguntas Frequentes
Quando se trata das melhores creatinas de 2023, é comum que surjam algumas dúvidas sobre o assunto antes de nos decidirmos sobre comprar ou não. Pensando nisso, reunimos as perguntas frequentes sobre o assunto e as respondemos. Confira:
O que é creatina?
Conhecida como uma substância produzida pelo fígado a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina e metionina), a creatina também pode ser absorvida através de alimentos e/ou suplementos alimentares.
Cerca de 95% da creatina do organismo está concentrada no tecido muscular esquelético, sendo responsável pelos movimentos voluntários. No entanto, o restante poderá se diluir e oferecer benefícios diversos, como a renovação energética para evitar episódios de fadiga.
Veja quais são algumas funções da creatina em nosso organismo:
- Criar energia para os músculos;
- Regular as contrações musculares;
- Auxiliar na comunicação nervo-músculo;
- Controlar indiretamente o crescimento muscular;
- Garantir a proteção dos neurônios, além de ser fonte de energia para os mesmos;
- Realizar a síntese de neurotransmissores;
- Criar novos neurônios;
- Controlar inflamações;
- Realizar a metabolização da glicose;
- Realizar a síntese hormonal e a hidratação celular;
- Regular o sistema imunológico;
- Auxiliar na resposta do organismo contra infecções;
- Proteger as células miocárdicas;
- Realizar a reserva de energia miocárdica
Quais alimentos são ricos em creatina?
Como foi visto anteriormente, a creatina exerce inúmeros papeis importantes para o nosso organismo. Entretanto, é comum que percamos cerca de 1 a 2% das nossas reservas totais diariamente, sendo muito importante que você faça a reposição através de alimentos ou suplementos.
Veja alguns alimentos ricos em creatina:
- Carne de porco;
- Carne de vitelo;
- Arenques;
- Peito de frango;
- Salmão;
- Atum;
- Bacalhau;
- Leite
Vale ressaltar que nem sempre o consumo apenas por alimentos é o suficiente para seu organismo e/ou objetivo. Para isso, converse com um nutricionista e veja quais são as indicações para você.
O que a falta de creatina pode causar?
A Síndrome da Deficiência de Creatina é uma doença rara e grave que, em sua maioria das vezes, costuma ser diagnosticada e tratada ainda na infância. Para as pessoas que não têm a síndrome, manter uma alimentação regrada e balanceada costuma ser o suficiente para manter os níveis de creatina do organismo.
No entanto, há algumas pessoas que podem acabar perdendo suas reservas de creatina com o tempo, fazendo com que elas comecem a apresentar uma série de sintomas que muitas vezes são difíceis de detectar, mas que melhoram consideravelmente após a administração de creatina diariamente.
Veja quais são alguns sintomas dos pacientes com baixa reserva de creatina no organismo:
- Redução da massa corporal e massa muscular;
- Fadiga (muscular e/ou mental);
- Propensão à osteoporose;
- Dificuldade para aprender;
- Redução da memória a curto prazo
Quando usar o suplemento creatina?
Embora a creatina exerça inúmeras funções ao organismo que justifiquem o seu consumo, há vários estudos que comprovam sua eficiência para garantir melhor rendimento nas atividades físicas, sendo uma grande aliada para os atletas.
E isso se justifica porque, ao consumir creatina, haverá uma sobrecarga deste ácido no organismo proporcionando mais energia para as fibras musculares, permitindo que os músculos consigam trabalhar por mais tempo, diminuindo a fadiga e o tempo de recuperação entre os exercícios.
Portanto, se você deseja melhorar sua performance física e ainda obter outros benefícios para o organismo (como é o caso da melhora do rendimento cognitivo), você deve considerar a ingestão de creatina para os seus dias.
Quais são os benefícios da creatina?
Como foi dito anteriormente, a creatina é importante para inúmeras funções no organismo, fazendo com que o consumo correto deste suplemento seja benéfico para diversos motivos (tanto pelos atletas, como por pessoas que queiram usufruir das suas vantagens).
Veja a seguir alguns dos principais benefícios da creatinina para o organismo:
- Aumentar a força e potência explosiva muscular;
- Aumentar a massa muscular (se ingerida junto aos exercícios físicos);
- Garantir maior resistência à aparição de fadiga (física e mental);
- Reduzir o tempo de recuperação dos músculos;
- Melhorar a memória;
- Melhorar o ânimo;
- Reduzir a aparição de crises de estresse;
- Aumentar o metabolismo da glicose;
- Diminuir os índices de triglicerídeos e colesterol LDL;
- Aumentar a produção de testosterona nos homens
Como tomar o suplemento creatina?
Bom, para determinar qual é o melhor horário e forma de tomar creatina é ideal que você converse com seu médico ou nutricionista, afinal, somente o profissional poderá aliar seus objetivos e necessidades para a suplementação correta.
No entanto, vale ressaltar que, embora qual seja o seu peso ou objetivo, não é recomendável fazer o consumo de uma quantidade superior a 20g de creatina diária e o melhor é que você opte por realizar a ingestão junto com suco, leite ou algum outro alimento capaz de produzir insulina.
Quais são os riscos do uso da creatina?
A creatina é um dos suplementos alimentares mais seguros que você irá encontrar no mercado, apresentando poucos efeitos colaterais ou riscos para quem a ingere diariamente.
Mas, de toda forma, existem alguns estudos que comprovam alguns efeitos adversos que podem eventualmente surgir durante o uso, como: câimbras, ganho de peso, problemas intestinais ou calvície.
Para evitá-los, recomendamos que você não ultrapasse o limite de 20g diários de creatina, além de sempre se consultar com um profissional de saúde para que ele possa te orientá-lo corretamente.
Qual é a melhor creatina?
No topo do ranking da nossa lista de melhores creatinas de 2023 está a Creatina Hardcore Reload da marca IntegralMedica. Com composição de creatina 100% pura, livre de glúten e outros componentes, essa creatina é uma excelente opção para quem deseja aumentar a performance física e obter resultados surpreendentes.
Em segundo lugar está a Creapure Monohidratada Pura, da marca Probiótica, sendo considerada a opção com melhor custo x benefício da lista. Ela também é 100% pura, oferece preços incríveis e benefícios surpreendentes para quem a consome.
No terceiro lugar da lista vem a creatina da Max Titanium. Pura, concentrada e composta por três aminoácidos (arginina, glicina e metionina), ela é de alta qualidade como todos os outros suplementos da marca e com certeza conseguirá atender aos seus objetivos.
Em quarto lugar está a Creatine 100% Pure da marca Adaptogen Science, mais uma opção pura e concentrada de creatina para resultados surpreendentes durante os treinos e no bom funcionamento do organismo.
Já em quinto lugar está a Platinum Creatine da Muscletech, que possui em sua fórmula creatina micronizada e garante muito mais disposição aos treinos e a redução considerável da fadiga.
Em sexto lugar está a Creatine Darkness Integralmédica, considerada a melhor opção da lista para quem deseja atingir a hipertrofia muscular e possui uma rotina de treinos muito intensos.
Já em sétimo lugar está a Creatine Turbo Black Skull, uma creatina que une a creatina com a maltodextrina, uma vez que se acredita que o resultado será intensificado e suas performances nos treinos serão ainda melhores.
Por último, está a Creatina de Limão e Gengibre da Muke. Opção vegana, com sabor agradabilíssimo e excelente custo x benefício que com certeza vai te surpreender nas suas doses diárias.
Conclusão
E aí, conseguiu se decidir sobre qual opção, dentre a nossa lista de melhores creatinas de 2023, você deve adquirir? Se ainda estiver com alguma dúvida, relembre abaixo alguns pontos essenciais durante a escolha do melhor suplemento para você:
- Confirmar se você não é alérgico ou intolerante a algum dos componentes da fórmula;
- Verificar a pureza do suplemento, dando prioridade aos que possuem baixo índice de DCD (dicianodiamida) e DHT (di-hidrotestosterona);
- Optar pela embalagem que ofereça melhor custo x benefício (para quem deseja fazer o uso constante da creatina, as embalagens de 1kg em pó costumam ser as melhores);
- Verificar os feedbacks e avaliações dos consumidores que já tiveram experiência com o produto (dentro da loja Amazon você consegue ter acesso a essas informações)
Esperamos ter te ajudado na sua escolha e que você possa usufruir de todos os benefícios que a creatina pode te oferecer! No mais, se tiver ficado com alguma dúvida sobre o assunto, basta comentar aqui.
E se porventura você conhecer alguém que possa se interessar no assunto e queira adquirir as melhores creatinas de 2023, não deixe de compartilhar esse post.
Referências
- Creatina ajuda a ganhar músculos. Tire suas dúvidas sobre o suplemento | Viva Bem, UOL
- Creatina: para que serve, como tomar e preço | Minha Vida
- USP: Creatina diminui perda de massa muscular durante imobilização | saopaulo.sp.gov.br/